A Psicologia Educacional e Escolar no contexto da educação inclusiva:

da perspectiva normatizante à perspectiva crítica

Palavras-chave: Psicologia Educacional e Escolar, Educação Inclusiva, Perspectiva Crítica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar, a função e a atuação da Psicologia Educacional e Escolar no contexto da inclusão escolar. Desde o final do século XIX e início do século XX, a psicologia tem sido convocada pelo campo da educação, porém, a história da psicologia educacional e escolar é marcada por uma perspectiva clínica, individualizante e normatizante dos processos de ensino-aprendizagem. Tendo em vista a herança teórica e prática desse campo, pretendemos refletir sobre como tem ocorrido a atuação do psicólogo no contexto da educação inclusiva, nos dias de hoje. Para isso, será apresentada uma revisão narrativa, sendo possível concluir que é fundamental uma atuação articulada do psicólogo escolar, promovendo um espaço de diálogo capaz de fomentar práticas pedagógicas inclusivas. Além de ser imprescindível abandonar abordagens reduzentes e normatizantes, presentes na história da psicologia educacional e escolar, assumindo uma perspectiva crítica.

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Biografia do Autor

Nathália Lopes Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre pelo mesmo Programa (PPGE-FaE-UFMG), especialista em Psicopatologia da Criança e do Adolescente pelo Hospital Santa Catarina de Blumenau, bacharel e licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Corpos Mistos (UFMG), o Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI-Minas) e o Projeto de Extensão Arte e Diferença (UFMG).

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Publicado
2025-01-01
Como Citar
Machado, N. L. (2025). A Psicologia Educacional e Escolar no contexto da educação inclusiva:. Revista Espaço Acadêmico, 24(247), 113-124. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/73461