A Psicologia Educacional e Escolar no contexto da educação inclusiva:
da perspectiva normatizante à perspectiva crítica
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar, a função e a atuação da Psicologia Educacional e Escolar no contexto da inclusão escolar. Desde o final do século XIX e início do século XX, a psicologia tem sido convocada pelo campo da educação, porém, a história da psicologia educacional e escolar é marcada por uma perspectiva clínica, individualizante e normatizante dos processos de ensino-aprendizagem. Tendo em vista a herança teórica e prática desse campo, pretendemos refletir sobre como tem ocorrido a atuação do psicólogo no contexto da educação inclusiva, nos dias de hoje. Para isso, será apresentada uma revisão narrativa, sendo possível concluir que é fundamental uma atuação articulada do psicólogo escolar, promovendo um espaço de diálogo capaz de fomentar práticas pedagógicas inclusivas. Além de ser imprescindível abandonar abordagens reduzentes e normatizantes, presentes na história da psicologia educacional e escolar, assumindo uma perspectiva crítica.
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