Perspectivas profissionais de graduandos em Ciências Sociais da UFAL

Palavras-chave: Perspectiva Profissional, Expectativa Acadêmica, Satisfação Estudantil, Ciências Sociais

Resumo

O presente artigo busca entender qual a perspectiva de atuação profissional de estudantes de ciências sociais dos cursos de licenciatura e bacharelado presenciais da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Para isso, criamos um índice de perspectiva profissional e mais outros dois, que aferem a satisfação e a expectativa acadêmica destes estudantes. A partir de uma revisão de literatura vinculada ao marco teórico da sociologia das profissões, o estudo tem a perspectiva de análise social quantitativa como principal fonte de coleta de informações e de análise de dados. Partimos da hipótese de que de que há diferença entre os índices de satisfação, expectativa de formação acadêmica e perspectiva profissional entre os grupos do bacharelado e da licenciatura do curso presencial de ciências sociais da UFAL matriculados no período letivo 2018.2 no campus A..C Simões, em Maceió/AL. Disso, verificamos as associações significativas entre as variáveis e os índices produzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Melo, UFAL

É professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, tendo sido vice-diretora do ICS UFAL (2018-2021; 2015-2016), vice coordenadora do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2015-2016) e do curso de licenciatura em Ciências Sociais (2014-2015). Pós doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Catarina com a pesquisa "Produções acadêmicas e científicas no campo profissional da sociologia". Doutora em Sociologia pelo PPGS da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal. Desenvolveu tese de doutorado sobre a Profissionalização nas Organizações Não-Governamentais e dissertação de mestrado (2009) sobre a Missão das ONGs. Sua graduação é em Ciências Sociais (2006), com tema de pesquisa também focado no Terceiro Setor. Atualmente, dedica-se à produção de estudos acerca do campo das metodologias científicas e dos métodos e técnicas de pesquisa em sociologia, bem como a aspectos relacionados à produção intelectual, coordenando o grupo de pesquisa do CNPq "Produção Acadêmica, Científica e Tecnológica". 

Ibrahim Barroso, UFAL

É pesquisador nos campos de educação, trabalho, movimentos sociais, sociologia urbana e juventudes. Atuação com gestão de impactos socioambientais e planos de ações sócio urbanísticas em Maceió (2020-2023). Participação na pesquisa Data Jovem (2022-2023), de parceria entre pesquisadores da UFAL e  Governo de Alagoas, para traçar o perfil, condições de vida e impactos de políticas públicas voltadas à juventude no estado. Foi estagiário na SSP/AL (2018), no Núcleo de Estatística e Análise Criminal, e docente de "Ética, Cidadania e Trabalho" em escolas da rede estadual de Alagoas pelo Pronatec (2014-2015).

Referências

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

BARIANI JUNIOR, E. A sociologia no Brasil: uma batalha, duas trajetórias (Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos). Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras (Araraquara) da Universidade Estadual Paulista. Universidade Estadual Paulista Araraquara, 2003.

BONELLI, M. da G. Identidade profissional e o mercado de trabalho dos cientistas sociais: as ciências sociais no sistema das profissões. Tese de doutorado. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1993.

CANDIDO, A. “Sociologia no Brasil”. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 18, n. 1, 2006.

DUBAR, C. “A construção de si pela atividade de trabalho: socialização profissional”. Cadernos de Pesquisa. v.42, n. 146, p. 351 – 367, maio/ago., 2012.

FREIDSON, E. “Para uma análise comparada das profissões: a institucionalização do discurso e do conhecimento formais”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, ano 11, n. 31, p.141-155, jun. 1996.

LARSON, M. The rise of professionalism: a sociological analysis. Berkeley: University of California Press, 1977.

NASCIMENTO, A. S. “Fernando de Azevedo: Institucionalização da Sociologia e Modernização Brasileira”. Perspectivas, São Paulo, v.37, p.163-190, jan./jun. 2010.

SPSS. Statistical Package for Social Science / IBM. Software, versão 23, 2019.
Publicado
2025-06-27
Como Citar
Melo, M., & Barroso, I. (2025). Perspectivas profissionais de graduandos em Ciências Sociais da UFAL. Revista Espaço Acadêmico, 25(248), 126-140. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/73651