Perspectivas profissionais de graduandos em Ciências Sociais da UFAL
Resumo
O presente artigo busca entender qual a perspectiva de atuação profissional de estudantes de ciências sociais dos cursos de licenciatura e bacharelado presenciais da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Para isso, criamos um índice de perspectiva profissional e mais outros dois, que aferem a satisfação e a expectativa acadêmica destes estudantes. A partir de uma revisão de literatura vinculada ao marco teórico da sociologia das profissões, o estudo tem a perspectiva de análise social quantitativa como principal fonte de coleta de informações e de análise de dados. Partimos da hipótese de que de que há diferença entre os índices de satisfação, expectativa de formação acadêmica e perspectiva profissional entre os grupos do bacharelado e da licenciatura do curso presencial de ciências sociais da UFAL matriculados no período letivo 2018.2 no campus A..C Simões, em Maceió/AL. Disso, verificamos as associações significativas entre as variáveis e os índices produzidos.
Downloads
Referências
BARIANI JUNIOR, E. A sociologia no Brasil: uma batalha, duas trajetórias (Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos). Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras (Araraquara) da Universidade Estadual Paulista. Universidade Estadual Paulista Araraquara, 2003.
BONELLI, M. da G. Identidade profissional e o mercado de trabalho dos cientistas sociais: as ciências sociais no sistema das profissões. Tese de doutorado. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1993.
CANDIDO, A. “Sociologia no Brasil”. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 18, n. 1, 2006.
DUBAR, C. “A construção de si pela atividade de trabalho: socialização profissional”. Cadernos de Pesquisa. v.42, n. 146, p. 351 – 367, maio/ago., 2012.
FREIDSON, E. “Para uma análise comparada das profissões: a institucionalização do discurso e do conhecimento formais”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, ano 11, n. 31, p.141-155, jun. 1996.
LARSON, M. The rise of professionalism: a sociological analysis. Berkeley: University of California Press, 1977.
NASCIMENTO, A. S. “Fernando de Azevedo: Institucionalização da Sociologia e Modernização Brasileira”. Perspectivas, São Paulo, v.37, p.163-190, jan./jun. 2010.
SPSS. Statistical Package for Social Science / IBM. Software, versão 23, 2019.

Copyright (c) 2025 Marina Melo, Ibrahim Barroso (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.