Espaço de inclusão e aprendizagem em relacionamentos cooperativos nas Escolas de Samba

Palavras-chave: Escolas de Samba, Cooperação, Comprometimento, Inclusão Social, Aprendizagem

Resumo

O objetivo é apresentar e sustentar a proposição que a cooperação é o fator determinante para obtenção de resultados sociais de inclusão e de aprendizagem nas rotinas das Escolas de Samba. O tema surgiu a partir da descoberta dos pesquisadores sobre os vários projetos nas Escolas de Samba e a raridade de artigos que investigassem essa faceta. A pesquisa é qualitativa, com entrevistas, utilizando um roteiro a partir de uma matriz de indicadores construída pelos autores. A teoria de base é a abordagem social de redes. A análise dos discursos de sujeitos de quatro escolas de São Paulo sustentou a proposição, tanto de inclusão, quanto de aprendizagem, o que resulta em abertura para pesquisas futuras analisarem com profundidade o ambiente de relacionamento e os resultados sociais de escolas de samba. A palavra Escola, em Escola de Samba, retrata a função social dessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zulmira Silva, Universidade Paulista - UNIP

Mestre em Administração pela Universidade Paulista- UNIP. Professora de disciplinas de Administração, Marketing e Finanças na Faculdade São Judas Tadeu e Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Ernesto Giglio, Universidade Paulista- UNIP

Professor e Pesquisador do Programa de Pós graduação da Universidade Paulista- UNIP, investigando os temas de relações sociais nas redes, governança e resultados sociais.

Referências

AFOLABI, N. The myth of the participatory paradigm: Carnival and contradictions in Brazil. Studies in Latin American Popular Culture, p.1–15, 2001.
BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J.; REYES, E. O Campo de Estudo sobre Redes de Cooperação. Revista da Administração Contemporânea, v.14, n.3, p.458–477, 2010.
BARBIERI, R. APURAÇÃO NO TERREIRÃO: DISCUTINDO REDES NO CARNAVAL. In: TEXTOS ESCOLHIDOS DE CULTURA E ARTE POPULARES. Universidade de Estado do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12165. Acesso em: 23 maio 2024.
BAYALA, E. et al. Towards more inclusive community landscape governance: Drivers and assessment indicators in northern Ghana. Forest Policy and Economics, v.159, 2024.
BOCSKAY, S. Samba and Surveillance: Censorship and Black Music during Brazilian Military Rule, 1964–1985. Latin American Perspectives, v.50, n.3, p.157–177, 2023.
CHIM-MIKI, A.; BATISTA-CANINO, R. Partnering based on coopetition in the interorganizational networks of tourism: a comparison between Curitiba and Foz do Iguaçu, Brazil. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.19, n.64, p.219–235, 2017.
GIGLIO, E. Networks: The facts, the format, the concepts. In GIGLIO, E (edit) Business Networks concepts, methodologies, and research. Miami: Raising South, 2015.
GRANOVETTER, M. Economic Action and the Problem of Embeddedness. American Journal of Sociology, 1985.
JONES, C. et al. A General Theory of Network Governance : Exchange Conditions and Social Mechanisms. Academy of Management Review, v.22, n.4, p.911–945, 1997.
KUIJLAARS, A. Samba schools and favelas are seen as inseparable entities and are presented as guardians of a national tradition. Annee Sociologique, v.74, n.1, p.117–146, 2024.
LI, S.; HONG, G.; WEI, L. Research on ports group internal co-competition based on social network analysis. In:. Proceedings of 2013 IEEE International Conference on Service Operations and Logistics, and Informatics, SOLI 2013. 2013. p.186–191.
NEUENDORF, K. The Content Analysis Guidebook. 2020.
PARK, S.; UNGSON, G. Interfirm Rivalry and Managerial Complexity: A Conceptual Framework of Alliance Failure. Organization Science, v.12, n.1, p.37–53, 2001.
REZENDE, J.; BRUZADIN, L. A Responsabilidade Social das Escolas de Samba Brasileiras e sua Ação na Comunidade Paulistana. Contribuciones a las Ciencias Sociales, p.3–8, 2015.
RING, P.; VAN DE VEN, A. Developmental Processes of Cooperative Interorganizational Relationships. The Academy of Management Review, v.19, n.1, p.118, 1994.
SAVITSKAYA, Y.; SKOK, N.; FOMICHEV, I. Development of tourism in a competitive and socio-cultural environment. Journal of Environmental Management and Tourism, v.10, n.6, p.1242–1252, 2019.
SMITH, K.; CARROLL, S.; ASHFORD, S. Intra-and Interorganizational Cooperation : Toward a Research Agenda. Academy of Management Journal, v.38, n.1, p.7–23, 2007.
TARÍ, J. et al. Quality standards and competitive advantage: the role of human issues in tourism organizations. Current Issues in Tourism, v.23, n.20, p.2515–2532, 2020.
UZZI, B. The sources and consequences of embeddedness for the economic performance of organizations:The network effect. American Sociological Review, v.61, p.674–698, 1996.
YI, H. et al. The Impact of Collaboration Network on Water Resource Governance Performance: Evidence from China’s Yangtze River Delta Region The Impact of Collaboration Network on Water Resource Governance. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.18, n.5, p.1–20, 2021.
Publicado
2025-09-27
Como Citar
Silva, Z., & Giglio, E. (2025). Espaço de inclusão e aprendizagem em relacionamentos cooperativos nas Escolas de Samba. Revista Espaço Acadêmico, 25(249), 22-35. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/74931