O filosofar no Ensino de Filosofia

  • Marcos Machado UFMT
Palavras-chave: Filosofia, Problema, Diálogo, Autonomia, Protagonismo

Resumo

O presente estudo aborda as aulas de Filosofia, buscando apresentar uma concepção de filosofia para que se estabeleça o filosofar em sala de aula. O objetivo é apresentar uma didática do ensino de Filosofia que faça algum sentido para que os docentes e discentes encontre sentido e significado para essas aulas. Foi realizado uma análise comparativa entre diferentes filósofos da educação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), as Orientações Curriculares Nacionais – Filosofia (OCN, 2006), e a Declaração de Paris para a Filosofia (1995), para estabelecer o papel desse componente curricular no Ensino Médio. O resultado apresenta a importância de aplicar o filosofar nas aulas de Filosofia para o desenvolvimento de cidadãos críticos e autônomos como protagonistas de uma sociedade democrática. Conclui-se que o ensino de Filosofia deve ser ministrado de forma problematizadora a fim de estabelecer o diálogo com o outro, para que possa ser construído o conhecimento.

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Biografia do Autor

Marcos Machado, UFMT

Graduado em Filosofia pela Faculdade Serra da Mesa (FASEM), em Uruaçu-GO. Graduado em Teologia pela Faculdade Gospel (EAD). Especializado no Ensino de História, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Uruaçu-GO. Mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá-MT. Professor efetivo na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT).

Referências

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Publicado
2025-09-27
Como Citar
Machado, M. (2025). O filosofar no Ensino de Filosofia. Revista Espaço Acadêmico, 25(249), 64-73. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/75091