A construção biográfica de Luiz Gama por Sud Mennucci:
figura, justiça e memória
Resumo
Este artigo analisa o livro escrito por Sud Mennucci em 1938: O precursor do abolicionismo no Brasil: Luiz Gama. Por meio da análise dessa obra biográfica, buscamos compreender os sentidos construídos na representação do abolicionista e como eles se relacionam com o contexto histórico e as motivações pessoais e políticas do autor. O estudo examina como Mennucci articulou a trajetória de Gama aos ideais de civilização e liderança nacional, promovendo-o como um símbolo de justiça e progresso no cenário educacional e político paulista. Para aprofundar a análise, dialogamos com o conceito de "figura" de Erich Auerbach, que contribui para refletir sobre as relações entre passado e futuro na construção biográfica. Assim, o artigo investiga as estratégias empregadas por Mennucci e suas implicações para a memória histórica brasileira.
Downloads
Referências
AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Editora Ática; 1997.
BRASIL. Constituição Imperial de 1824. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em: 19 jan. 2025.
FERREIRA, Lígia Fonseca. Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Edições Sesc, 2020.
FONSECA, Henrique de Oliveira. Em defesa da ruralização do ensino: Sud Mennucci e o debate político e educacional entre 1920 e 1930. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação - Área de Concentração: Educação e Inclusão Social, Linha de Pesquisa: História da Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
MENEZES, Lis Angelis Padilha de. Sud Mennucci – Educador Paulista: Arcaico ou Profeta? 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2015.
MENNUCCI, Sud. O precursor do abolicionismo no Brasil: Luiz Gama. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938.
RIBEIRO, Renato Janine. Ao leitor sem medo: Hobbes escrevendo contra o seu tempo. 2ª edição. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
SANTOS, Fernando Henrique Tisque dos. A vida do pensamento e o pensamento da vida: Sud Mennucci e a formação de professores rurais. 2015. Tese (Doutorado em Educação - Área de Concentração: História da Educação e Historiografia) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
ZANIRATO, Silvia Helena. Artífices do ócio: mendigos e vadios em São Paulo (1933-1942). Londrina: Editora UEL, 1998.

Copyright (c) 2025 FABIANO ROMANHA NEVES (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.