A queda da desigualdade de renda no Brasil e os homicídios na Região Nordeste

  • José Maria Pereira da Nóbrega Júnior Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Desigualdade, homicídios, relação causal

Resumo

o presente artigo tem como proposta avaliar o impacto da desigualdade e da pobreza na violência homicida juvenil no nordeste brasileiro. Para isso testa algumas variáveis socioeconômicas que servem como proxy para desigualdade e pobreza em relação às taxas de homicídios de jovens entre 15 e 29 anos de idade do sexo masculino. O modelo de correlação mostra que há pouca significância entre os indicadores de GINI e renda domiciliar per capita em relação às taxas de homicídio juvenil para a região, sugerindo que desigualdade e pobreza não tem relação com a violência homicida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria Pereira da Nóbrega Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutorando em Ciência Política pela Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade (NICC-UFPE). Professor Universitário.

Publicado
2009-07-03
Como Citar
Nóbrega Júnior, J. M. P. da. (2009). A queda da desigualdade de renda no Brasil e os homicídios na Região Nordeste. Revista Espaço Acadêmico, 9(98), 72-80. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7597