Educação Especial – desafios em busca da inclusão

  • Yara Xangô Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Educação Especial, integração, inclusão, Declaração de Salamanca

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir algumas das principais questões relacionadas à Educação Especial, seus princípios e modalidades. Analisando alguns desafios e dificuldades sob a perspectiva de especialistas na área, juntamente com a contribuição da Declaração de Salamanca, um documento fundamental para a educação inclusiva que proporciona uma visão ampla a respeito dos assuntos relacionados à Educação Especial, verifica-se as inúmeras controvérsias existentes. O artigo focaliza, em especial, as controvérsias entre dois princípios: integração e inclusão. Estes princípios, muitas vezes considerados erroneamente como sinônimos, revelam-se como sendo duas vertentes, pólos opostos na Educação Especial. Conclui-se que, apesar da preferência pela educação inclusiva e sua realização em classes regulares, a realidade tende a favorecer o ingresso de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas ou classes especiais. Esta incoerência entre teoria e prática ocorre devido à falta de recursos e suporte pedagógico para a implementação e desenvolvimento da educação inclusiva de forma efetiva em classes regulares. Argumenta-se ainda que a maior barreira a ser superada ainda é o preconceito e a falta de informação, que impedem que a inclusão se estenda do ambiente escolar para a comunidade local na qual a escola se insere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Xangô Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Graduada em Letras – Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Publicado
2009-08-12
Como Citar
Espíndola, Y. X. (2009). Educação Especial – desafios em busca da inclusão. Revista Espaço Acadêmico, 9(100), 57-61. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7616