Aculturación en la frontera seca:

Pedro Juan Caballero (Paraguay) – Ponta Porã (Brasil)

  • Fabio Anibal Goiris Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Aculturação; fronteira seca; música popular; Identidade cultural., Aculturación; Frontera seca; Música popular; Identidad cultural.

Resumo

Este estudo aborda o tema da aculturação que ocorre há mais de 130 anos na fronteira seca entre a cidade de Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã (Brasil). A aculturação discutida aqui não é uma aculturação imposta, como é o caso das aculturações que foram implementadas coercivamente na América do Sul pelos colonizadores espanhóis. É uma aculturação pacífica que vem se desenvolvendo entre dois países diferentes. Entretanto, essa aculturação tem suas peculiaridades, já que ambos os países travaram uma guerra genocida (1865-1870). A presença da música popular ou música pop tem sido um dos fatores que levaram à difusão da aculturação e à consolidação do trilinguismo (espanhol, guarani e português).  A música popular ou música pop não apenas fortaleceu a coesão social (entre os membros da comunidade), mas também ajudou a emergir uma identidade cultural na fronteira seca, chamada cultura Pedrojuanina.

Resúmen

Este estudio se centraliza en el tema de la aculturación que viene ocurriendo hace más de 130 años en la frontera seca entre la ciudad de Pedro Juan Caballero (Paraguay) y Ponta Porã (Brasil). La aculturación que aquí se comenta no es una aculturación impuesta, como ocurre con las aculturaciones que fueron coercitivamente implantadas en América del Sur por los colonizadores españoles. Se trata de una aculturación pacífica que se ha venido gestando entre dos países diferentes. No obstante, esta aculturación tiene sus peculiaridades, una vez que ambos países combatieron en una guerra genocida (1865-1870). La presencia de la música popular o música pop ha sido uno de los factores para que se propagara la aculturación y el afianzamiento del trilingusimo (español, guaraní y portugués).  La música popular o música pop fortaleció no solamente la cohesión social (entre los miembros de la comunidad), sino que ayudó a que emergiera una identidad cultural en la frontera seca, llamada cultura pedrojuanina.

Abstract

This study focuses on the acculturation that has been occurring for more than 130 years on the dry border between the cities of Pedro Juan Caballero (Paraguay) and Ponta Porã (Brazil). The acculturation discussed here is not an imposed acculturation, as is the case with the acculturations coercively implemented in South America by Spanish colonizers. It is a peaceful acculturation that has been developing between two different countries. However, this acculturation has its peculiarities, given that both countries fought in a genocidal war (1865-1870). The presence of popular music, or pop music, has been one of the factors that has contributed to the spread of acculturation and the consolidation of trilingualism (spanish, guaraní, and portuguese). Popular music or pop music not only strengthened social cohesion (among community members), but also helped a cultural identity emerge on the dry border, called Pedrojuanina culture.

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Biografia do Autor

Fabio Anibal Goiris, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Pr. (UEPG). Graduado em Direito pelo Centro de Estudos Superiores dos Campos Gerais, de Ponta Grossa, PR. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Realizou curso de Sociologia Política na Universidade de Londres, Inglaterra. Autor de vários livros como: 'Descubriendo la Frontera' (em espanhol) e 'Estado e Política: a História de Ponta Grossa, PR (em português). 
Publicado
2025-09-27
Como Citar
Goiris, F. A. (2025). Aculturación en la frontera seca: . Revista Espaço Acadêmico, 25(249), 36-51. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/76431