Pensar a Amazônia conectada ao Cerrado:

biodiversidade, cultura e interdependência no território da Amazônia Legal

  • Charles dos Santos IFMA
Palavras-chave: Preservação; ecologia; mutualidade; ecosofia; sociedade e meio ambiente.

Resumo

O artigo examina aspectos do território da Amazônia Legal para destacar a necessidade de um olhar mais atento para o Cerrado, considerando a proximidade entre os biomas Amazônia e Cerrado e a inclusão deste último naquela região administrativa, criada na década de 1950. Além de trazer dados e informações que ajudam a compreender a importância do Cerrado para o Brasil e demais países da América do Sul, o texto propõe uma abordagem que leve em consideração a relação de interdependência dos biomas. Deste modo, é preciso somar aos cuidados e políticas de preservação da Amazônia ações de defesa e preservação do Cerrado, o segundo maior bioma da América do Sul. Para finalizar, é apresentada uma reflexão sobre o território cerratense a partir do conceito de ecosofia do filósofo e psicanalista francês Félix Guattari, visto que é cada vez mais urgente se pensar de forma articulada meio ambiente, relações sociais e subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles dos Santos, IFMA

Graduado em Ciências Sociais (2011) pela UFAL. Fez mestrado (2013) e doutorado (2017) em Sociologia na UFSCar. Atualmente é professor de Sociologia no IFMA.

Publicado
2025-12-29
Como Citar
Santos, C. dos. (2025). Pensar a Amazônia conectada ao Cerrado: . Revista Espaço Acadêmico, 25(250), 118-127. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/76604