Circularidade cultural e resistência simbólica no cristianismo primitivo

  • Francisco Chagas Vieira Lima Júnior Universidade Estadual do Maranhão
Palavras-chave: Culto ao imperador. Simbolismo. Cristianismo. Circularidade. Resistência.

Resumo

O presente artigo aborda as manifestações de resistência cultural e religiosas na realidade cristã do primeiro século da Era Cristã. Em consonância com as recentes pesquisas e interpretações da historiografia, parte da constatação sobre a relação de antagonismo que o cristianismo, entre outros movimentos de cunho religioso, mantiam em relação ao imperativo religioso romano do culto ao imperador. Tal relação de antagonismo se encarnou no simbolismo de diversas narrativas que podem ser identificadas nos documentos que compõem o Novo Testamento bíblico.

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Biografia do Autor

Francisco Chagas Vieira Lima Júnior, Universidade Estadual do Maranhão
Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz - UEMA/CESI. Graduando em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Campus II, Imperatriz-MA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, História do Cristianismo primitivo, Critica Histórica e Teoria e Filosofia da História.
Publicado
2009-10-17
Como Citar
Lima Júnior, F. C. V. (2009). Circularidade cultural e resistência simbólica no cristianismo primitivo. Revista Espaço Acadêmico, 9(102), 124-133. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7674