Categorias peirceanas e o mundo sígnico dos deuses iorubás: por uma semiose dos orixás

  • Alexandre de Oliveira Fernandes INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
Palavras-chave: Semiótica, Mitologia iorubá, Orixá

Resumo

Apresenta as categorias semióticas de Charles Sanders Peirce, ícone, índice e símbolo, como ferramenta de análise dos signos presentes nos mitos dos deuses iorubás.  O presente trabalho pretende aproximar academia e terreiro, estudando a ação dos signos, a semiose no culto aos orixás, com vistas a responder como a mitologia dos orixás e os ritos do candomblé se unem para formar o ethos deste grupo religioso? Como os símbolos veiculados expressam determinados “comandos”? Como “sentem” os adeptos do mundo dos orixás o que “sentem”?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira Fernandes, INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia, pós-graduação em Letras: Língua Portugesa e Literatura pelas Faculdades Integradas Jacarépagua/RJ. Também pelas Faculdades Jacarepaguá, pós strictu sensu em Cultura Afro-brasileira. Especialista em Antropologia com Ênfase em Cultura Afro-brasileira pela Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB. Professor de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia - IFBA/Eunápolis. Mestrando em Letras: Linguages e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz / UESC. Desenvolve pesquisas nas áreas de culto aos orixás, mitologia, semiótica, antropologia das religiões, linguística, literatura, leitura e escrita, currículo, educação.
Publicado
2009-08-11
Como Citar
Fernandes, A. de O. (2009). Categorias peirceanas e o mundo sígnico dos deuses iorubás: por uma semiose dos orixás. Revista Espaço Acadêmico, 9(100), 84-92. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7687