Transposição do rio São Francisco: (des) caminhos para o semi-árido do Nordeste brasileiro
Resumo
O presente artigo aborda uma análise geral, do projeto de integração da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Com base no Relatório de Impactos Ambientais – RIMA do Ministério da Integração Nacional – MI, foi analisado a história do Projeto e seu respectivo objetivo, análise de alternativas de abastecimento no semi-árido os impactos positivos e negativos decorrentes de sua possível realização e, as medidas propostas para minimizar os transtornos gerais, e maximizar os benefícios, melhorando expressivamente as condições de vida de 12 milhões de nordestinos que sofrem com a escassez hídrica. Analisou-se ainda, os programas ambientais nos quais estão inseridos todas as medidas a serem aderidas mediante os impactos, visando garantir o bem-estar sócio ambiental da região. A análise em pauta visa fornecer o conhecimento a respeito dos aspectos gerais do projeto e expo posicionamento contrários ao mesmo, com a finalidade de promover uma reflexão sobre a necessidade de abastecimento no Semi-Árido nordestino e se a transposição realmente constitui-se na solução mais viável.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.