Candomblés: como abordar esta cultura na escola

  • Henrique Cunha Junior Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Umbanda e Candomblé, educação democrática, patrimônio cultural.

Resumo

A educação pluralista deve garantir os conhecimentos sobre as diversas culturas e religiões da humanidade. O artigo apresenta as razões que justificam a apresentação das religiões africanas na educação brasileira. Também trabalha a definição sobre o que é Umbanda e Candomblé como religiões de matrizes africanas. Discute os racismos contra a população negra realizado na forma de informação religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Cunha Junior, Universidade Federal do Ceará
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará desde 1995. Tese de Livre docente USP - 1993. Professor da USP entre 1985 - 1994. Pesquisador Senior do IPT - 1988 - 1994. Doutor pelo Instituto Nacional Pesquisa de Lorraine - INPL. Áreas: Educação e Engenharia Eletrica.
Publicado
2009-10-14
Como Citar
Cunha Junior, H. (2009). Candomblés: como abordar esta cultura na escola. Revista Espaço Acadêmico, 9(102), 97-103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7738