O campo religioso brasileiro: pesquisas e produção do conhecimento – à guisa do crescimento pentecostal

  • Fábio Alves Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: religião, pentecostalismo, secularização, desencantamento do mundo, sociedade.

Resumo

Este artigo aponta as mudanças recentes no campo religioso brasileiro e a forma como elas foram captadas pela academia. A produção acadêmica sobre religião é intensa e plural. O debate em torno de um possível encantamento, desencantamento e reencantamento, transversalmente cortado pelas idéias de secularização e racionalização, tem sido basilar em toda a discussão. O pentecostalismo tem ocupado um lugar privilegiado, sobretudo por seu vertiginoso crescimento e pulverização nos espaços públicos e laicos. Tudo isso é uma tentativa de compreender as variações da religião na contemporaneidade e a forma em que ela tem se inscrito na história; ainda mais, a maneira como ela modifica a realidade, forja comportamentos e instaura identidades no seio da sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Alves Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco
Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo; Mestre em Ciências da Religião com concentração em Ciências Sociais e Religião também pela UMESP; atualmente curso doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2010-02-08
Como Citar
Ferreira, F. A. (2010). O campo religioso brasileiro: pesquisas e produção do conhecimento – à guisa do crescimento pentecostal. Revista Espaço Acadêmico, 9(106), 26-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7753