Educar-se ao mundo: percepções acerca das africanidades

  • Paulo César Antonini de Souza UFSCar
Palavras-chave: africanidades, educação, diversidade

Resumo

O presente ensaio tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre o estudo das africanidades nas instituições de ensino. Buscando referência nas legislações que determinam essa abordagem, o texto faz um percurso histórico sobre elementos que viabilizam sua necessidade de inserção, na expectativa de que os educadores lancem um novo olhar a respeito da educação pela diversidade, assim como para os significados e sentidos do educar-se, segundo a perspectiva africana, em relação aos afro-descendentes brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Antonini de Souza, UFSCar
Mestrando do PPGE/UFSCar - São Carlos, em fase final da dissertação com foco em lazer, cultura popular e educação. Professor da SEE/SP desde 1992, efetivado em 1999. Desenvolvo projetos pedagógicos e de pesquisa sobre bullying, diversidade e transversalidade. Criador e editor de blogs pedagógicos desde 2003. Membro do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física e da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana.
Publicado
2010-02-05
Como Citar
Souza, P. C. A. de. (2010). Educar-se ao mundo: percepções acerca das africanidades. Revista Espaço Acadêmico, 9(106), 149-159. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7760