Recessão: tentando avaliar os estragos e perscrutando o futuro
Resumo
À medida do desenrolar da crise econômico-financeira – atingindo, embora, em grau e profundidade diversos todas as economias do globo – começam a surgir também tímidas previsões sobre uma próxima recuperação do desastre que apostam na próxima retomada da demanda por bens e serviços e a elevação dos níveis de produção e de emprego, em consequência dos estímulos financeiros dos governos. Por outro lado, os mais realistas prognosticam um longo período de reconstrução da poupança dos consumidores e um lento crescimento da produção, acompanhados de altas taxas de desemprego. Segundo alguns “gurus”, os impactos mais sérios da crise seriam sentidos no enfraquecimento do potencial de crescimento das economias desenvolvidas, cuja projeção aponta para magros 1 – 2% ao ano, durante a próxima década.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.