Produção e produtividade no meio acadêmico. A “ditadura do Lattes” e a Universidade contemporânea
Resumo
“O Lattes é como um ídolo, que exige ser alimentado todo dia”. Não me recordo quem me disse esta frase, mas ela é perfeita para indicar o clima imperante em parte da Universidade pública hoje. Diga “em parte” e “pública”, porque uma parcela razoável dos docentes na Universidade pública não está realmente preocupada com estas questões (já que muitos têm estabilidade no emprego e, portanto, se não querem concorrer em editais e por bolsas, estão tranqüilos) e porque, na Universidade privada, a produção e a produtividade, normalmente, se medem em horas de aula dadas, o que modifica substancialmente os termos do problema.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.