A escola de Gramsci e a escola rural brasileira: um diálogo possível?

  • Lúcia Gracia Ferreira UNEB
  • Móisés dos Santos Viana UESC
Palavras-chave: escola rural, escola de Gramsci, sociedade

Resumo

Este trabalho refere-se a escola idealizada por Gramsci em seus estudos e sua contribuição para pensarmos a escola rural brasileira dos dias atuais. Intentamos aqui pensarmos sobre o teórico Gramsci e ousamos verificar se havia entre a escola por ele idealizada e a escola rural brasileira um diálogo possível. Trata-se de um estudo teórico que se inicia pela biografia de Gramsci e seus estudos, daí partindo para sua idéia de intelectual e de escola. A partir de então norteamos a discussão caracterizando a escola rural brasileira, traçando verossimilhança entre ambas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, UNEB
Pedagoga pela UESB/Itapetinga. Especialista em Linguagem, Pesquisa e Ensino pela UESB/ Vit. da Conquista. Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia
Móisés dos Santos Viana, UESC
Jornalista e Mestrando em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz
Publicado
2010-02-08
Como Citar
Ferreira, L. G., & Viana, M. dos S. (2010). A escola de Gramsci e a escola rural brasileira: um diálogo possível?. Revista Espaço Acadêmico, 9(106), 66-74. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8262