A influência da Internet no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita

  • Evanice Ramos Lima Barreto Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Ciências Educacionais
Palavras-chave: Tics na educação, Internet, leitura eletrônica, leitura impressa.

Resumo

A Internet constitui um dos grandes avanços da comunicação humana. Através dela, é possível o contato com uma infinidade de informações, veiculadas pelos mais diversos gêneros de texto. Por isso, sendo um dos meios de comunicação que mais se expandiu no mundo, a Internet se apresenta como uma ferramenta indispensável no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho pretende apresentar os resultados de um estudo que tem por objetivo investigar, à luz dos pressupostos empreendidos por Soares (1998) e Dionísio (2005), qual o “lugar” da Internet no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, bem como até que ponto ela interfere de forma positiva e/ou negativa nesse processo. Para tanto, foram aplicados questionários a professores e alunos do Ensino Médio. A partir da análise dos dados, pretende-se verificar como a sobrecarga de informações, bem como o uso inadequado da Internet podem trazer implicações para o desenvolvimento dessas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanice Ramos Lima Barreto, Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Ciências Educacionais
Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Linguística da Faculdade de Ciências Educacionais (FACE).
Publicado
2010-02-08
Como Citar
Barreto, E. R. L. (2010). A influência da Internet no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Revista Espaço Acadêmico, 9(106), 84-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8269