O declínio da autoridade: efeitos na família e na escola
Resumo
Uma em cada três crianças norte-americanas não tem o pai em casa. A maioria das crianças inglesas vê o pai somente dois minutos por semana. No Brasil, a presença do pai com os filhos, em média, é de duas horas por semana. São dados de pesquisas. É crescente o número de pais negligentes (45%), segundo pesquisa de Lídia Weber (2009), da Universidade Federal do Paraná. A mesma pesquisa aponta 33% de pais participativos, 12% de pais permissivos e 10% de pais autoritários. Não é surpresa que na nossa sociedade liberal-permissiva (ZIKEK, 1999) somados os pais negligentes e permissivos temos 57%. Ou seja, os professores devem estar conscientes e tecnicamente preparados para lidar com turmas sem limites, ou sem um mínimo de código moral de convivência em grupo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.