A Literatura e a Diluição do Autor

  • Daniel Marcolino Claudino Sousa USP
Palavras-chave: Literatura, Ficção, Autor, Morte, Filosofia.

Resumo

Com Dom Quixote, segundo Adorno, tem-se a inauguração do Romance moderno e, por conseqüência, a constituição do autor moderno, um autor não absoluto, desinformado do destino de seus personagens, uma vez que agora o relato romanesco ‘precisa’ de recursos (por vezes, metalingüísticos) que passem a evidenciar aspectos de verossimilhança (realismo) para se fazer crível ao leitor. E ele o faz, gerando a idéia de níveis de realidade. Procedendo assim, Miguel de Cervantes gera um autor desprovido da autoridade (divina), que era própria dos tempos dos Rapsodos gregos. Busca-se nesse trabalho visualizar, pois a região em que se dá a morte ou a diluição do autor na literatura, este não propriamente gerado pela Metafísica, mas certamente, alimentado por ela, e que é tema de Derrida a Borges. Quando em A escrita de Deus Borges lança mão da idéia de uma alucinada linguagem em que a simultaneidade seria a forma de acontecer de Deus, de sua expressão e existência, ele nos ajuda a pensar a questão da diluição das fronteiras em que a ficção aí se coloca inevitavelmente nos novos tempos do Romance. Na expressão de existência de tal linguagem, não haveria tempo no sentido de sucessão de acontecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Marcolino Claudino Sousa, USP
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Atualmente é mestrando e bolsista CAPES do curso de Filosofia/Estética da USP. Desenvolveu vários projetos na área de cinema, relacionando-o com a educação, bem como na produção de roteiro e na feitura de filmes, além de outros relacionados à leitura. Publicou o livro 'Toda Uma Vida' pela Scortecci Editora. ISBN 978-85-366-1460-1 Formato 14 x 21 cm - 60 páginas 1ª edição - 2009.
Publicado
2010-03-08
Como Citar
Sousa, D. M. C. (2010). A Literatura e a Diluição do Autor. Revista Espaço Acadêmico, 9(107), 113-123. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8705