A Literatura e a Diluição do Autor
Resumo
Com Dom Quixote, segundo Adorno, tem-se a inauguração do Romance moderno e, por conseqüência, a constituição do autor moderno, um autor não absoluto, desinformado do destino de seus personagens, uma vez que agora o relato romanesco ‘precisa’ de recursos (por vezes, metalingüísticos) que passem a evidenciar aspectos de verossimilhança (realismo) para se fazer crível ao leitor. E ele o faz, gerando a idéia de níveis de realidade. Procedendo assim, Miguel de Cervantes gera um autor desprovido da autoridade (divina), que era própria dos tempos dos Rapsodos gregos. Busca-se nesse trabalho visualizar, pois a região em que se dá a morte ou a diluição do autor na literatura, este não propriamente gerado pela Metafísica, mas certamente, alimentado por ela, e que é tema de Derrida a Borges. Quando em A escrita de Deus Borges lança mão da idéia de uma alucinada linguagem em que a simultaneidade seria a forma de acontecer de Deus, de sua expressão e existência, ele nos ajuda a pensar a questão da diluição das fronteiras em que a ficção aí se coloca inevitavelmente nos novos tempos do Romance. Na expressão de existência de tal linguagem, não haveria tempo no sentido de sucessão de acontecimentos.
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