Torcidas organizadas do futebol brasileiro: singularidades e semelhanças com outros grupos de torcedores da América do Sul e da Europa

  • Felipe Tavares Paes Lopes Universidade de São Paulo
  • Mariana Prioli Cordeiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Futebol, Torcidas Organizadas, Hooligans, Barras Bravas, Ultràs

Resumo

Neste trabalho, objetivamos discutir as diferenças e semelhanças dos torcedores organizados brasileiros com outros agrupamentos de torcedores da América do Sul e da Europa. Mais concretamente, com os hooligans, barras bravas e os ultràs. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico sobre esses agrupamentos em âmbito nacional e internacional. Este levantamento nos indicou que os torcedores organizados brasileiros possuem mais semelhanças com os dois últimos grupos. Entre suas principais diferenças com os hooligans, destacamos que os torcedores organizados não primam pelo anonimato e nem pela transgressão deliberada, que eles atuam como mecanismos ativos de pressão perante seus grupos e federações e que estão mais comprometidos com o espetáculo nas arquibancadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Tavares Paes Lopes, Universidade de São Paulo

Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mariana Prioli Cordeiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel e psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é doutoranda em Psicologia Social pela mesma universidade e bolsista Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado
2009-12-12
Como Citar
Lopes, F. T. P., & Cordeiro, M. P. (2009). Torcidas organizadas do futebol brasileiro: singularidades e semelhanças com outros grupos de torcedores da América do Sul e da Europa. Revista Espaço Acadêmico, 9(104), 75-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8785