A voz do morro na voz de Bezerra da Silva

  • Adriana Evaristo Borges Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: música popular, samba, tradição

Resumo

Resumo: O final dos anos de 1970 significou um momento de abertura política e redemocratização do país. A produção cultural ia (re) encontrando seu espaço, vislumbrando novas possibilidades, ao passo que a mão austera da censura sobre os meios de comunicação, gradativamente, tornavam-se mais brandas. É nesse cenário que surge José Bezerra da Silva, um sambista bem ao estilo “bom malandro” de Noel, mas que encontrou um estilo particular de cantar a realidade das favelas cariocas. Um homem que utilizou seu lugar de fala para dar voz ao morro. Desta forma, o objetivo deste trabalho é pensar como a música de Bezerra da Silva, com seu estilo realista e irreverente (que muitas vezes parecia deixá-lo no limiar da marginalidade) encontrou não apenas público, mas espaço junto à indústria cultural num momento ainda delicado por qual passava o Brasil.

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Biografia do Autor

Adriana Evaristo Borges, Universidade Federal de Goiás
Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás e Mestranda em História pela mesma instituição.
Publicado
2010-02-04
Como Citar
Borges, A. E. (2010). A voz do morro na voz de Bezerra da Silva. Revista Espaço Acadêmico, 9(105), 140-146. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8789