A escola burguesa e a questão do conhecimento: mudar para não transformar

  • José Luis Viera de Almeida UNINOVE
Palavras-chave: Escola burguesa, Conhecimento

Resumo

A escola burguesa pode ser caracterizada por três momentos: o primeiro, que é conhecido, no Brasil, como “escola tradicional”; o segundo, que é denominado de “escola nova”; e o terceiro e atual, que pode ser chamado de “pedagogias contemporâneas. A escola burguesa se expressa a partir de três perspectivas: a “escola tradicional”, que é de cunho liberal e revolucionária na medida em que sintetiza os anseios de uma classe ascendente; a “escola nova” também de cunho liberal, porém conservadora, pois defende as posições de uma classe dominante; e as “pedagogias contemporâneas” que traduzem o pensamento de uma classe hegemônica em crise.

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Biografia do Autor

José Luis Viera de Almeida, UNINOVE
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho
Publicado
2009-12-12
Como Citar
Almeida, J. L. V. de. (2009). A escola burguesa e a questão do conhecimento: mudar para não transformar. Revista Espaço Acadêmico, 9(104), 53-63. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8873