A educação cooperativa numa perspectiva marxista
Resumo
O materialismo dialético, como superação da oposição entre idealismo e materialismo, influenciou substancialmente a pesquisa em educação. Ao invés de entender que a consciência precisa ser modificada para mudar a sociedade ou, por outro lado, absolutizar a tese de que é necessário mudar as condições materiais para mudar a consciência, na teoria marxiana ambas as teorias encontram seu momento de síntese. A cooperação está presente nos diversos povos em todas as épocas. Mas, qual é a explicação para a atitude cooperativa dos seres humanos? Partimos do entendimento de que são as necessidades concretas vivenciadas pelos seres humanos que registram o advento do trabalho cooperativo e da educação. Nesse sentido, utilizamos o trabalho como categoria teórica para relacionar a educação com a cooperação, adotando a produção como base da humanização e da aprendizagem.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.