A educação cooperativa numa perspectiva marxista

  • Antonio Inacio Andrioli Johannes Kepler Universität Linz
Palavras-chave: Marxismo, Cooperação, Educação Cooperativa

Resumo

O materialismo dialético, como superação da oposição entre idealismo e materialismo, influenciou substancialmente a pesquisa em educação. Ao invés de entender que a consciência precisa ser modificada para mudar a sociedade ou, por outro lado, absolutizar a tese de que é necessário mudar as condições materiais para mudar a consciência, na teoria marxiana ambas as teorias encontram seu momento de síntese. A cooperação está presente nos diversos povos em todas as épocas. Mas, qual é a explicação para a atitude cooperativa dos seres humanos? Partimos do entendimento de que são as necessidades concretas vivenciadas pelos seres humanos que registram o advento do trabalho cooperativo e da educação. Nesse sentido, utilizamos o trabalho como categoria teórica para relacionar a educação com a cooperação, adotando a produção como base da humanização e da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Antonio Inacio Andrioli, Johannes Kepler Universität Linz
Institut für Soziologie
Abteilung für Politik- und Entwicklungsforschung
Publicado
2009-11-30
Como Citar
Andrioli, A. I. (2009). A educação cooperativa numa perspectiva marxista. Revista Espaço Acadêmico, 9(103), 01-08. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8879