Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional?
Resumo
O artigo apresenta elementos de reflexão sobre o campo da educação escolar, relativo às distintas teorias pedagógicas e suas concepções sobre o processo do trabalho educativo. Objetiva-se compreender a relação entre o modelo pedagógico da Escola Tradicional e o debate existente com outras perspectivas pedagógicas, na procura de responder a questão que corresponde ao título do artigo: afinal, existe algum aspecto positivo no modelo pedagógico da Escola Tradicional? Inicialmente, realiza-se a exposição do modelo pedagógico da Escola Tradicional, na definição dos elementos singulares do seu método de ensino. No segundo momento, investigam-se as diferentes críticas recebidas pela Escola Tradicional por meio da exemplificação de duas teorias pedagógicas, Escola Nova e Pedagogia das Competências, com a intenção de identificar as características comuns que envolvem ambas as críticas, a partir da tese que versa sobre a existência de “pedagogias negativas”, a negação de tudo aquilo a que se refere à Educação Tradicional. Finalmente procura-se responder através desta investigação a seguinte questão: a partir da consideração de que todas as críticas recebidas figuram a Escola Tradicional como um modelo pedagógico atrasado e anacrônico, será possível a existências de algum aspecto positivo nesta concepção de trabalho educativo?
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.