Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional?

  • Fernando Henrique Protetti UNESP - Faculdade de Ciência e Letras/Araraquara
Palavras-chave: Teorias pedagógicas, Modelo pedagógico da Escola Tradicional, Pedagogias negativas

Resumo

O artigo apresenta elementos de reflexão sobre o campo da educação escolar, relativo às distintas teorias pedagógicas e suas concepções sobre o processo do trabalho educativo. Objetiva-se compreender a relação entre o modelo pedagógico da Escola Tradicional e o debate existente com outras perspectivas pedagógicas, na procura de responder a questão que corresponde ao título do artigo: afinal, existe algum aspecto positivo no modelo pedagógico da Escola Tradicional? Inicialmente, realiza-se a exposição do modelo pedagógico da Escola Tradicional, na definição dos elementos singulares do seu método de ensino. No segundo momento, investigam-se as diferentes críticas recebidas pela Escola Tradicional por meio da exemplificação de duas teorias pedagógicas, Escola Nova e Pedagogia das Competências, com a intenção de identificar as características comuns que envolvem ambas as críticas, a partir da tese que versa sobre a existência de “pedagogias negativas”, a negação de tudo aquilo a que se refere à Educação Tradicional. Finalmente procura-se responder através desta investigação a seguinte questão: a partir da consideração de que todas as críticas recebidas figuram a Escola Tradicional como um modelo pedagógico atrasado e anacrônico, será possível a existências de algum aspecto positivo nesta concepção de trabalho educativo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Protetti, UNESP - Faculdade de Ciência e Letras/Araraquara
Licenciado (2005) e Bacharel (2008) em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara e mestrando no Programa de Pós-Graduação em "Educação Escolar" na mesma universidade com bolsa da CAPES. Cursa também Licenciatura em Pedagogia pela UNICAMP.
Publicado
2010-02-27
Como Citar
Protetti, F. H. (2010). Afinal, existe algum aspecto positivo no modelo da Escola Tradicional?. Revista Espaço Acadêmico, 9(106), 75-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/8885