O relativismo da noção de verdade na Comunicação Social e o falibilismo do discurso jornalístico

  • Renato Nunes Bittencourt PPGF-UFRJ
Palavras-chave: Palavras-Chave, Sofistas, Verdade, Comunicação Social, Mídia Corporativa, Retórica

Resumo

Este artigo desenvolve a argumentação de que a aplicação da perspectiva sofista no âmbito das práticas comunicativas da era moderna favorece a formulação de uma visão crítica acerca da noção de “verdade” apregoada pelos grandes veículos de difusão de informações. A corrente sofística, propondo uma relativização da idéia de “verdade”, se contraporia a qualquer tendência de se postular um teor metafísico e universalista para tal conceito, conforme a filosofia socrático-platônica o faria posteriormente. A Mídia Corporativa faz um uso ideológico da noção de “verdade dos fatos”, para obter assim a adesão incondicional da classe receptora de informações.

 

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, PPGF-UFRJ
Doutorando em Filosofia do PPGF-UFRJ/Bolsista do CNPq
Publicado
2010-03-04
Como Citar
Bittencourt, R. N. (2010). O relativismo da noção de verdade na Comunicação Social e o falibilismo do discurso jornalístico. Revista Espaço Acadêmico, 9(107), 85-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9121