O olho do mal: a crença do mau-olhado no imaginário social da cidade de Imperatriz (MA)

  • Francisco Chagas Vieira Lima Júnior Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Mau-olhado. Fascinação. Imaginário. Oralidade.

Resumo

O presente artigo aborda a crença no “mau-olhado” no imaginário social da cidade de Imperatriz-MA, buscando caracterizar esse fenômeno de acordo com o material teórico de fontes especializadas sobre o assunto, para que assim possamos conhecer os principais aspectos históricos e conceituais dessa crença. Além disso, apresenta uma pesquisa de campo, realizada através entrevista oral, obtida mediante gravação em áudio de narrativas, com o fim de obter dados primários sobre a mística do olhar entre diversos indivíduos das mais diversas partes da cidade de Imperatriz-MA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Chagas Vieira Lima Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / CESI. Graduando em Direito pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA / CCSST. Pós-graduando em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER. Tem experiência na área de História e na área de Direito, com ênfase em História Antiga e Medieval, desenvolvendo pesquisas na área da Antropologia da Magia e da Metafísica do Direito.

Publicado
2010-07-19
Como Citar
Lima Júnior, F. C. V. (2010). O olho do mal: a crença do mau-olhado no imaginário social da cidade de Imperatriz (MA). Revista Espaço Acadêmico, 10(113), 102-111. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9378