A Filosofia diante do tecnicismo da sociedade de informação

  • Renato Nunes Bittencourt PPGF-UFRJ
Palavras-chave: Ensino de Filosofia, Padronização, Ideologia, Reflexão, Informação.

Resumo

Neste artigo se problematiza de que maneira a Filosofia (enquanto saber e disciplina escolar), se encontra em uma situação de contestação perante a ordem tecnocrática imperante em nossa “pós-moderna” sociedade da informação, caracterizada pela legitimação de um “utilitarismo” vulgar em que se considera que somente é pertinente para a vida humana a realização de estudos ou funções que pretensamente tragam resultados materiais imediatos. Tanto pior, esse modelo “informativo” rompe com o paradigma intelectual de “formação” individual, que é intrinsecamente singular e regulada por disposições existenciais alheias aos parâmetros “morais” da normatização do sistema de ensino. Favorecendo a reflexão e a análise paciente e rigorosa da realidade circundante, a Filosofia pode ser um recurso de transformação do mecanismo alienante vigente, presente mesmo no local onde a mediocridade deveria ser progressivamente eliminada, as instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, PPGF-UFRJ
Doutorando em Filosofia do PPGF-UFRJ/Bolsista do CNPq
Publicado
2010-05-24
Como Citar
Bittencourt, R. N. (2010). A Filosofia diante do tecnicismo da sociedade de informação. Revista Espaço Acadêmico, 10(111), 61-70. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9438