Por uma ciência do riso e da sabedoria

  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Attico Inácio Chassot Instituto Porto Alegrense IPA
Palavras-chave: Ciência, Modernidade, Pós-modernidade.

Resumo

O artigo busca problematizar a história das ciências, especialmente o ethos da Modernidade e Pós-modernidade. Para isso, utiliza autores que se anteciparam à Pós-modernidade como Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. Na esteira dessa discussão busca uma problematização acerca da Ciência nos rastros da Modernidade e algumas fissuras e fragilidades produzidas na ciência num cenário contemporâneo. Apresenta ainda alguns discursos midiáticos acerca de propagandas televisivas que trazem o discurso científico como legítimo e inabalável. Traz para o campo de discussão uma ciência alegre, como aprendemos com Nietzsche ou prosaica por vezes, anunciando o riso e a sabedoria na produção do conhecimento científico.

 

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Biografia do Autor

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande
Doutora em Educação pela Unisinos/RS.  Pesquisadora e professora adjunta dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS. 
Attico Inácio Chassot, Instituto Porto Alegrense IPA
Pós-Doutor pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha e Doutor em Educação pela UFRGS. Pesquisador e professor titular do Centro Universitário Metodista IPA/RS.
Publicado
2010-06-02
Como Citar
Henning, P. C., & Chassot, A. I. (2010). Por uma ciência do riso e da sabedoria. Revista Espaço Acadêmico, 10(109), 44-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9499