Conectividade: da user experience à usabilidade

  • Antonio Mendes Silva Filho
Palavras-chave: Conectividade, usabilidade, user experience

Resumo

A concepção e projeto de qualquer produto requer do projetista a habilidade de examinar fatores que determinam o tipo (de produto), a informação a ser exibida, o perfil de usuário, o padrão de uso (do produto) e a interação do usuário com o produto. Perceba que esses fatores compreendem a base do que é denominado “user experience”. Mas, o que é user experience? Trata-se da experiência do usuário quando interage com produtos ou serviços. Aqui, produto pode ser qualquer coisa como, por exemplo, um fogão, uma maçaneta de porta, um painel de automóvel, um iPod, um iPad ou software. Qualquer desses produtos ou até serviços (como oferecidos em web sites), têm a usabilidade como atributo determinante da qualidade perceptível aos usuários. Tudo isso nos remete a uma característica importante a qualquer produto ou serviço: simplicidade. Nesse sentido, este artigo trata de user experience (experiência do usuário) pode ser considerada para prover maior usabilidade a produtos na era da conectividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mendes Silva Filho
Professor e consultor em área de tecnologia da informação e comunicação com mais de 20 anos de experiência profissional, é autor do livros Arquitetura de Software e Programando com XML, ambos pela Editora Campus/Elsevier, tem vários artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, tendo feitos palestras em eventos nacionais e exterior. Foi Professor Visitante da University of Texas at Dallas e da University of Ottawa.Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco, com Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande), Mestrado em Engenharia da Computação pela University of Waterloo e Doutor em Ciência da Computação pela Univesidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2010-02-27
Como Citar
Silva Filho, A. M. (2010). Conectividade: da user experience à usabilidade. Revista Espaço Acadêmico, 9(106), 12-17. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9505