Os paradoxos do tratamento da imigração ilegal na União Européia frente à Diretiva de Retorno
Resumo
O presente artigo visa analisar a Diretiva de Retorno da União Européia. Esta normativa comunitária, que entrará em vigor no presente ano, causou polêmica em seus debates prévios não apenas na Europa, mas em todo o mundo, por permitir, por exemplo, a detenção de imigrantes ilegais na União Européia (UE) por até 18 meses. Pretende-se com este trabalho chamar a atenção para o fato de que a União Européia parece querer “criminalizar” o imigrante ilegal pelo simples fato de encontrar-se nesta situação, indo de encontro a um dos efeitos sadios da globalização, no caso, a possibilidade de integração e solidariedade de povos e culturas distintas.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.