Pedagogia da imagem de Avatar: contágio, hibridismo e metamorfose na contemporaneidade
Resumo
Partindo de premissas dos Estudos Culturais, que rompem a rígida fronteira entre as supostas contribuições superiores da cultura erudita e a menos atraente cultura de massa, este artigo busca analisar o filme Avatar como uma obra que produz significativas representações e narrativas sobre a contemporaneidade, que podem ser apropriadamente vistas e discutidas através do campo da Pedagogia da Imagem. Contato, contágio e traições estão entre os temas da cultura e da política, reconhecidos no filme, que hoje provocam a urgência do pensamento e outras práticas pedagógicas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.