Pedagogia da imagem de Avatar: contágio, hibridismo e metamorfose na contemporaneidade

  • Aristóteles de Paula Berino UFRRJ
Palavras-chave: Pedagogia da Imagem – Cinema – Avatar – Identidade – Metamorfose

Resumo

Partindo de premissas dos Estudos Culturais, que rompem a rígida fronteira entre as supostas contribuições superiores da cultura erudita e a menos atraente cultura de massa, este artigo busca analisar o filme Avatar como uma obra que produz significativas representações e narrativas sobre a contemporaneidade, que podem ser apropriadamente vistas e discutidas através do campo da Pedagogia da Imagem. Contato, contágio e traições estão entre os temas da cultura e da política, reconhecidos no filme, que hoje provocam a urgência do pensamento e outras práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristóteles de Paula Berino, UFRRJ

Pós-doutorado em Educação (ProPEd/UERJ). Professor do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DES/IM/UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc/UFRRJ.

Publicado
2010-05-07
Como Citar
Berino, A. de P. (2010). Pedagogia da imagem de Avatar: contágio, hibridismo e metamorfose na contemporaneidade. Revista Espaço Acadêmico, 10(109), 27-35. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9731