Ilha de Calor ou Ilha Térmica: um conceito aberto à discussão

  • Elis Dener Lima Alves UFMT
Palavras-chave: urbanização, clima urbano, anomalias, ilha térmica

Resumo

As cidades podem ser entendidas como organizações estritamente humanas, nas quais o homem atua com toda a sua força e plenitude, transformando a natureza em função de suas necessidades. Com isso, o homem elegeu a cidade como sua morada e a cada ano que passa o número de pessoas nelas vem crescendo vertiginosamente. Esses grandes aglomerados urbanos acabam criando um verdadeiro clima urbano gerado através da interferência dos fatores que se processam sobre a camada de limite urbano e que agem alterando o clima em escala local. Cria-se então anomalias na temperatura e na umidade, sendo as “ilhas de calor” (ilhas térmicas) o fenômeno mais representativo dessas modificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Dener Lima Alves, UFMT
Graduado em Geografia pela UEG-universidade Estadual de Goiás, atualmente é Meatrando em Física Ambiental pela UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso.
Publicado
2010-07-01
Como Citar
Alves, E. D. L. (2010). Ilha de Calor ou Ilha Térmica: um conceito aberto à discussão. Revista Espaço Acadêmico, 10(110), 124-129. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/9751