EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENSINO INTEGRADO

  • Adelcio Menezes de Sousa UFRPE
  • Rosineide Pereira Mubarack Garcia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Resumo

Apresenta-se neste trabalho, a sistematização de discussões proferidas durante o III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, ocorrido na Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal. Na oportunidade, abordou-se o processo formativo ofertado gratuitamente pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), instituição de educação profissional técnica de nível médio que disponibiliza o Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio para filhos de agricultores familiares de 69 comunidades rurais de municípios do Baixo Sul da Bahia e sua conexão com a temática da conferência “Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas”, destacando-se o arrimo da matriz curricular da referida unidade escolar cuja missão é a contribuição na efetivação do jovem no campo com qualidade de vida. Esta narrativa se propõe a descrever o processo formativo da Instituição, assim como propagar suas ações e metodologias. Desse modo, no atual contexto do ensino rural brasileiro, nota-se na CFR-PTN, uma experiência singular caracterizando-se como um centro de formação exitoso que atende os anseios dos alunos e suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelcio Menezes de Sousa, UFRPE

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Tutor Virtual na UFRPE.

Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação. Professora Associada da UFRB, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social.

Publicado
2021-03-16
Seção
Artigos