JORNAL DE OFERTAS IMOBILIÁRIAS DE MARINGÁ-PR: FERRAMENTA ESTRATÉGICA DO MARKETING IMOBILIÁRIO
Resumen
O presente artigo tem como finalidade discutir uma das ferramentas usadas pelo setor imobiliário de Maringá-Pr, o Jornal de Ofertas Imobiliárias. Tal material, conta com uma tiragem de 90 mil exemplares mensalmente e é uma das estratégias do marketing imobiliário para alcançar mais publicidade com um custo mais baixo. Em virtude disso, o presente jornal, encontra-se distribuído na região central de Maringá e nos principais bairros, para alcançar o público interessado em comprar, vender ou alugar algum imóvel. Percebe-se nesse Jornal de Ofertas, uma distância monetária discrepante no que tange ao valor dos imóveis, tornando algumas ofertas inacessíveis para as classes menos abastadas. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão teórica analisando e identificando as estratégias e ações utilizadas pelo mercado imobiliário para a (re) produção do espaço urbano maringaense, a partir da análise de um jornal de ofertas imobiliárias da feira de imóveis ocorrida em Maringá. No bojo deste, ressalta-se o papel do marketing imobiliário transformando a cidade como negócio. Porém, esse material fortalece o segmento imobiliário, sendo mais uma das estratégias dos promotores imobiliários.