JORNAL DE OFERTAS IMOBILIÁRIAS DE MARINGÁ-PR: FERRAMENTA ESTRATÉGICA DO MARKETING IMOBILIÁRIO

  • Silvio Marcos Torrecilha UEM
  • Cesar Miranda Mendes UEM

Resumen

O presente artigo tem como finalidade discutir uma das ferramentas usadas pelo setor imobiliário de Maringá-Pr, o Jornal de Ofertas Imobiliárias. Tal material, conta com uma tiragem de 90 mil exemplares mensalmente e é uma das estratégias do marketing imobiliário para alcançar mais publicidade com um custo mais baixo. Em virtude disso, o presente jornal, encontra-se distribuído na região central de Maringá e nos principais bairros, para alcançar o público interessado em comprar, vender ou alugar algum imóvel. Percebe-se nesse Jornal de Ofertas, uma distância monetária discrepante no que tange ao valor dos imóveis, tornando algumas ofertas inacessíveis para as classes menos abastadas. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão teórica analisando e identificando as estratégias e ações utilizadas pelo mercado imobiliário para a (re) produção do espaço urbano maringaense, a partir da análise de um jornal de ofertas imobiliárias da feira de imóveis ocorrida em Maringá. No bojo deste, ressalta-se o papel do marketing imobiliário transformando a cidade como negócio. Porém, esse material fortalece o segmento imobiliário, sendo mais uma das estratégias dos promotores imobiliários.

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Biografía del autor/a

Silvio Marcos Torrecilha, UEM
Mestrando em Geografia PGE-UEM – Maringá-PR
Cesar Miranda Mendes, UEM
Docente do Departamento de Geografia e Arquitetura e Urbanismo – UEM. Coordenador do Grupo de Estudos Urbanos (GEUR); Pós-Doutorado – IPPUR/UFRJ; Membro do Observatório das Metrópoles – Núcleo de Maringá
Publicado
2012-08-03
Sección
Artigos