“MATRIZ DE SUPORTE À ANÁLISE AMBIENTAL” APLICADA AO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA EM LONDRINA (PARANÁ)

  • Carlos Eduardo das Neves Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Aline Ross Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumen

O processo de produção do espaço urbano tem se intensificado de modo acelerado e inadequado, desde 1960, gerando uma pressão urbanística que evidencia uma série de conflitos entre o desenvolvimento urbano e os limiares de estabilidade do sistema ambiental físico. Assim, a dinâmica de uso e ocupação da terra, somada às fragilidades do sistema ambiental e as limitações da gestão e planejamento do território, tornaram mais evidentes e intensos os conflitos e impactos ambientais. Nesse sentido, objetivou-se identificar, classificar e avaliar, a partir da “Matriz de Suporte à Análise Ambiental”, os impactos ambientais de quatro distintos pontos do Município de Londrina (Paraná). Através dos resultados da avaliação, constatou-se que os fatores de riscos e problemas ambientais estão associados a todos os locais analisados, os quais se encontram extremamente degradadas. O ponto mais preocupante da amostra analisada é área de fundo de vale do Ribeirão Água das Pedras, pois esta apresenta apenas 66,6% de “alta classe de impacto” e 87,5% de “potencial de risco direto a saúde humana”. Conclui-se, que a metodologia utilizada apresentou grande aplicabilidade à pré-avaliação dos impactos ambientais em áreas potencialmente degradadas, servindo, portanto, enquanto subsídio ao planejamento ambiental.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo das Neves, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Doutorando em Geografia (FCT/UNESP). Mestre em Geografia (UEL) com bolsa CAPES. Integrante dos grupos de pesquisa GADIS e LAPEGE.
Aline Ross, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Mestrado em Geografia (UEL) com bolsa CAPES. Integrante do laboratório de Hidrogeoquímica. Professora na Uninorte Júnior.
Publicado
2015-08-29
Sección
Artigos