A VITIVINICULTURA E AS NOVAS TERRITORIALIDADES NA CAMPANHA GAÚCHA: UM TERRITÓRIO EM CONSTRUÇÃO
Resumen
O território é um dos conceitos de estudo da Geografia. Falar em território é compreender que existe uma noção de poder e de identidade de um grupo social que materializa, no espaço, suas forças, ações e relações. Na Campanha Gaúcha tem-se materializado novas territorialidades, alicerçando a constituição de um território do vinho que une as identidades locais aos novos esforços de poder, economia e sociedade. Nestes esforços está a Associação dos Vinhos da Campanha, construtora de relações e meios para a expansão do vinho e responsável pela sinergia de forças locais. Assim, este texto objetiva discutir, primeiramente, o conceito de território na Geografia e posteriormente as territorialidades que evidenciam a formação de um território do vinho na Campanha Gaúcha, mediante a atuação da Associação Vinhos da Campanha. Para isto, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa que conduz o trabalho de campo e a revisão de literaturas como instrumento para o desenvolvimento da pesquisa.