CIDADES PEQUENAS NA AMAZÔNIA E ORDENAMENTO TERRITORIAL: REDES DE SUJEITOS LOCAIS E AS REDES URBANAS DE URUCARÁ (AM) E SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ (AM)

  • Estevan Bartoli Universidade do Estado do Amazonas

Resumen

O objetivo do artigo é entender os papéis e as funções urbanas de Urucará (AM) e São Sebastião do Uatumã (AM), que possuem intensas relações com a rede urbana regional através de dinâmicas fluviais e ribeirinhas. Enquanto cidades pequenas, descrevemos as principais redes de sujeitos que compõem o Sistema Territorial Urbano-Ribeirinho (STUR) que exercem: atividade da pesca, cultivo do guaraná, carpintaria naval e movelaria. O modelo STUR é proposta metodológica para entendimento da economia popular em interação com setores mercantis da cidade e escalas diversas. Concluímos apresentando um padrão de organização espacial das cidades com seus entornos, demonstrando forças centrífugas e centrípetas influenciadas pela economia urbana, úteis para o entendimento das mediações que as cidades desempenham no ordenamento do território.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Estevan Bartoli, Universidade do Estado do Amazonas

Professor da Universidade do Estado do Amazonas - Campus de Parintins. Doutor em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente (2017) com estágio na Universidade Ca´ Foscari de Veneza.

Publicado
2020-04-03
Sección
Artigos