CIDADES PEQUENAS NA AMAZÔNIA E ORDENAMENTO TERRITORIAL: REDES DE SUJEITOS LOCAIS E AS REDES URBANAS DE URUCARÁ (AM) E SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ (AM)

  • Estevan Bartoli Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O objetivo do artigo é entender os papéis e as funções urbanas de Urucará (AM) e São Sebastião do Uatumã (AM), que possuem intensas relações com a rede urbana regional através de dinâmicas fluviais e ribeirinhas. Enquanto cidades pequenas, descrevemos as principais redes de sujeitos que compõem o Sistema Territorial Urbano-Ribeirinho (STUR) que exercem: atividade da pesca, cultivo do guaraná, carpintaria naval e movelaria. O modelo STUR é proposta metodológica para entendimento da economia popular em interação com setores mercantis da cidade e escalas diversas. Concluímos apresentando um padrão de organização espacial das cidades com seus entornos, demonstrando forças centrífugas e centrípetas influenciadas pela economia urbana, úteis para o entendimento das mediações que as cidades desempenham no ordenamento do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevan Bartoli, Universidade do Estado do Amazonas

Professor da Universidade do Estado do Amazonas - Campus de Parintins. Doutor em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente (2017) com estágio na Universidade Ca´ Foscari de Veneza.

Publicado
2020-04-03
Seção
Artigos