MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE: PROCESSOS E REFLEXÕES NA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG

  • Joselane Ramos Magalhães Bertolino Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Carlos Alexandre de Bortolo Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir a mobilidade urbana na vertente das calçadas como espaços de uso público a partir de uma análise de determinados locais na cidade de Montes Claros-MG. A metodologia empregada encontra-se centrada em pesquisa bibliográfica com ênfase em acessibilidade e mobilidade urbana, especialmente na leitura da NBR 9050/2004 que define parâmetros e critérios relacionados à construção de calçadas, além do Plano Diretor de Montes Claros e da Lei Nº 3.745, de 05 de junho de 2007, que trata da construção e manutenção das calçadas do município. Buscando enfatizar sobre as barreiras que impossibilitam a livre circulação dos pedestres, também foi realizada uma observação de algumas calçadas na cidade, que a partir do registro fotográfico, pode-se perceber que muitos espaços não obedecem às normas e critérios municipais e federais no que se refere a uma calçada corretamente construída. Mobilidade urbana adentra no uso coerente dos espaços de uso público, fato que permite à população circular de forma livre e segura.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Joselane Ramos Magalhães Bertolino , Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Licenciada em Geografia e Bacharel em Serviço Social. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO – da Universidade Estadual de Montes Claros – MG – UNIMONTES.

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Licenciado e Bacharel em Geografia pela FCT Unesp de Presidente Prudente. Mestre e Doutor em Geografia pela UEL. Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Montes Claros – MG – UNIMONTES.

Publicado
2020-11-24
Sección
Artigos