ESPAÇO GEOGRÁFICO DIGITAL (GEODIGI): TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRE

  • Gustavo Domingos Zanin Universidade de São Paulo (USP)
  • Cláudio Marinho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Lucas Luan Giarola Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Rafael Silva Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Resumen

A presente pesquisa visou desenvolver uma metodologia de trabalho que possibilitasse a apreensão do espaço geográfico, pelo estudante, de maneira crítica e reflexiva, a partir de conteúdos socialmente importantes e metodologias de trabalho dinâmicas e atrativas para o aluno. Em vista disso, foi elaborado um produto educacional intitulado “Espaço Geográfico Digital (GEODIGI)” e elaboraram-se seções de trabalho voltadas para a temática “Riscos Ambientais”, de maneira a viabilizar discussões e problematizações, em ambiente escolar, acerca da produção do espaço geográfico, considerando suas contradições, desigualdades e injustiças socioambientais. Portanto, foram utilizados recursos digitais e ferramentas tecnológicas, entendendo-as como grandes aliadas dos docentes na construção e transmissão do conhecimento, a fim de conscientizar os estudantes acerca da importância de compreender e de se mobilizar socialmente para a prevenção e redução de riscos. Além desses aspectos, o GEODIGI busca trabalhar as temáticas por meio de estratégias pedagógicas criativas e pautadas na gamificação. Espera-se, então, que a utilização do GEODIGI como recurso didático pode possibilitar o desenvolvimento da capacidade de compreender e perceber situações de risco, por parte dos estudantes, em seu contexto vivido, podendo, também, promover um maior engajamento dos sujeitos escolares no processo de ensino e aprendizagem.

 

Palavras-chave: TIC. Ensino. Geografia. Riscos. Didática.

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Publicado
2023-04-05