OS NÍVEIS DE ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL E O USO DO TERRITÓRIO: UMA ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA MÉDICA SUPLEMENTAR

  • José Roberto Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia Siqueira de Carvalho

Résumé

Falar sobre a realidade dos serviços de saúde no Brasil hoje seria ao mesmo tempo algo simples e árduo, devido à complexidade dos serviços prestados e também do biotipo das pessoas que os estão consumindo. Assim, esse texto intenta trazer a tona uma discussão sobre os serviços de saúde privado dando ênfase a assistência médica suplementar – os planos de saúde – já que muitos profissionais estão deixando de atender por tais planos. Paralelamente, será apresentada uma visão econômica do setor de saúde, enfatizando as principais mudanças na gestão financeira na prestação desses serviços. Entretanto, acreditamos que a geografia pode exercer um papel de destaque nos debates sobre os novos rumos da saúde no país. Para isso o caminho escolhido foi à análise da questão sob a ótica do território. Todavia, essa análise não pode prescindir de uma leitura atenta da organização do território e seus impactos nos serviços de saúde, que é um dado primordial para o entendimento deste aspecto da realidade contemporânea.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

José Roberto Machado, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, PGE, da Universidade Estadual de Maringá, UEM; Integrante do Grupo de Pesquisa: Organização Espacial e Modernização no Norte do Paraná; Linha de Pesquisa: Urbanização e Produção da Cidade; Bolsista da CAPES.
Márcia Siqueira de Carvalho
Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Organização Espacial e Modernização no Norte do Paraná.
Publiée
2012-09-06
Rubrique
Artigos