A REDE URBANA OESTE PARANAENSE E A INSERÇÃO DA PEQUENA CIDADE DE MEDIANEIRA

  • Janério Manoel Jacinto UEM
  • Cesar Miranda Mendes UEM
  • Nestor Alexandre Perehouskei UEM

Résumé

O presente trabalho objetiva discutir sobre as questões teóricas no que concerne a temática rede urbana no Oeste do Paraná e a inserção da pequena cidade de Medianeira e apresentar parcialmente os resultados da pesquisa em fase de construção. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, partindo da análise dos referenciais teóricos e empíricos, analisando os dados na composição das atividades elaboradas no trabalho de campo. O motivo dos estudos sobre redes urbanas ter se constituído em uma importante tradição no âmbito da Geografia, deriva da consciência do significado que o processo de urbanização passou a ter, sobretudo a partir do século XIX, ao refletir e condicionar mudanças cruciais na sociedade. No bojo do processo de urbanização, a rede urbana passou a ser o meio a partir do qual produção, circulação e consumo se realizam efetivamente. Seguindo esta lógica a mesorregião Oeste do Paraná passou por uma profunda reestruturação de sua base produtiva. As mudanças ocorridas no Estado do Paraná e a compreensão do crescimento da região Oeste relacionam-se diretamente com a dinâmica da população, que influi na formação da estrutura produtiva regional. Nesse sentido, para compreender uma região é preciso compreender a localização da população e a forma como ela influi na ocupação do espaço regional.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Janério Manoel Jacinto, UEM
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Cesar Miranda Mendes, UEM
Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Nestor Alexandre Perehouskei, UEM
Pós-Graduado em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro-RJ.; Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Ambiental e Regional pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); nestorap@pop.com.br. Bolsista da CAPES. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em planejamento urbano (GEPPUr) – (UEM).
Publiée
2012-12-21
Rubrique
Artigos