O MÉTODO COMPARATIVO EM ESTUDOS REGIONAIS

  • Tanize Tomasi Alves Universidade Federal do Paraná
  • Cicilian Luiza Löwen Sahr Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Ponta Grossa

Résumé

As reflexões sobre o método comparativo, neste artigo, sofrem uma junção com o regional numa perspectiva de estudos regionais comparados. Desta forma, foge-se de uma regionalização pela pura e simples divisão político-administrativa em zonas ou da relativa homogeneização propagada pelos processos globalizadores, e, foca-se na figura e ação dos agentes sociais. O artigo objetiva refletir sobre distintas abordagens comparativas, perpassando cientistas políticos, sociólogos, historiadores e geógrafos. Por fim, se propõe a análise comparativa de caráter regional na perspectiva do geógrafo Haesbaert (2010), na qual a especificidade das distintas combinações dos eventos é que promove a diferença espacial por critérios de coesão/articulação ou des-continuidade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Tanize Tomasi Alves, Universidade Federal do Paraná
Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bolsista Capes.
Cicilian Luiza Löwen Sahr, Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Geografia Humana pela Universität Tübingen (Eberhard-Karls), Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia UEPG e UFPR.
Publiée
2015-08-29
Rubrique
Artigos