USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E NÚMERO DE CURVA (CN) NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MATILDE CUÊ, MARECHAL CÂNDIDO RONDON (PR)

  • Silmara Forner Calzavara Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Oscar Vicente Quinonez Fernandez

Résumé

As atividades antrópicas são grandes responsáveis pelas mudanças no uso e na ocupação dos solos nos últimos anos. Dessa forma, a determinação do uso e da cobertura se tornou uma importante ferramenta e subsídio à orientação e tomada de decisão.  O objetivo deste trabalho é mapear o uso e ocupação do solo e estimar o número de curva (CN) na Bacia Hidrográfica do Córrego Matilde Cuê para o ano de 2013, localizada na porção sudeste da sede urbana de Marechal Cândido Rondon-Paraná. Na metodologia adotou-se o Sensoriamento Remoto como ferramenta para elaboração do mapa de uso e ocupação e para a estimativa do número de curva utilizou-se do método desenvolvido pelo Soil Conservation Service (SCS), dos Estados Unidos da América (1973). De maneira geral, constatou-se uma concentração de atividades urbanizadas mais ao norte e centro da bacia, áreas topograficamente mais altas e planas. E no setor sul encontra-se as áreas rurais voltadas para atividades de culturas temporárias predominantes na região (soja, milho, trigo, etc.), onde ocorrem vertentes com declividades mais acentuadas. Portanto, o tipo de uso e a classe de solo influenciam diretamente na variação do número de curva.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Silmara Forner Calzavara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Marechal Cândido Rondon. Mestre em Geografia pela UNIOESTE – Marechal Cândido Rondon.
Oscar Vicente Quinonez Fernandez
Geólogo pela Universidade Nacional de Assunção, Doutor pela Unesp (Campus de Rio Claro). Professor
Associado no curso de Geografia da Unioeste (Campus de Mal. C.Rondon).
Publiée
2015-10-18
Rubrique
Artigos