CIDADES REAIS EM SITUAÇÕES FICTÍCIAS: O LÚDICO NA FORMAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO URBANO. RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Fabíola Castelo de Souza Cordovil Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Résumé

Relatamos experiência de utilização de dinâmica com abordagem lúdica em sala de aula e em eventos participativos de capacitação, mobilização e sensibilização para formulação de planos sobre o território. Criado no período da Campanha Nacional “Planos Diretores Participativos - Cidades de Todos”, do extinto Ministério das Cidades, os jogos das cidades formulam situações territoriais fictícias com objetivo de abordar a complexidade de elementos e de processos da produção da cidade capitalista, visando a identificação dos sujeitos sobre sua realidade local. Entre 2006 a 2015, utilizamos os jogos nas oficinas de formação de diversos sujeitos sociais que atuavam na gestão do território e, desde 2006,  aplicamos a dinâmica como metodologia ativa em disciplina no curso de Arquitetura e Urbanismo. Os jogos das cidades, com suas situações fictícias, podem servir como alternativas para intermediar debates conflituosos de forma lúdica, propondo o entendimento do Direito à cidade e a formação do pensamento crítico, em uma significativa experiência simulada de inversão de papeis entre atores e agentes que vivem ou produzem o espaço urbano diante das contradições inerentes à cidade capitalista.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Fabíola Castelo de Souza Cordovil, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Geografia pela mesma instituição. Pós-doutora em Geografia também pela UFSC e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEM.

Publiée
2021-08-03
Rubrique
Artigos