FRAGMENTAÇÃO E REALIDADE URBANA: O CIRCUITO INFERIOR E A ATIVIDADE INFORMAL DE MOTOTÁXI
Resumo
O trabalho objetiva mostrar sob o prisma do circuito inferior que trata Milton Santos (2008a), a atividade informal de mototáxi, tomando como base a cidade de Macapá-AP. Fenômeno que atingiu as cidades no Brasil na década de 1990, sobretudo, as de porte médio, transformando a paisagem urbana e configurando novas realidades. Nesse sentido, pretendeu-se analisar os conflitos existentes em detrimento a esta nova atividade, com efeito, tornando o espaço urbano o palco desses conflitos e de tensões. Tomam-se como pressupostos para o desenvolver deste trabalho que o serviço de mototáxi foi: (1) uma resposta à precariedade do transporte coletivo urbano; (2) um meio alternativo para a inserção no mercado de trabalho; (3) a afirmação do circuito inferior que remonta uma nova realidade e fragmentada (econômica e social) nas cidades. Portanto, pretende-se investigar essa “nova” forma de trabalho e o conflito intrínseco ao surgimento da atividade com base nos estudos desenvolvidos em Macapá e, por outro lado, não com intuito de esgotar o debate acerca da temática, mas sim, contribuir com a discussão, o qual permeia, sobretudo, o tema do planejamento urbano.