AS CHUVAS DE JUNHO E A PRIMEIRA ONDA DE FRIO INTENSO DE 2013: A ATUAÇÃO DOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS E O RITMO CLIMÁTICO PARA A REGIÃO DE MARINGÁ

  • Mitchel Druz Hiera Universidade Estadual de Maringá - UEM Faculdade de Jandaia do Sul - FAFIJAN
  • Edvard Elias de Souza Filho Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Victor de Assunção Borsato Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus FECILCAM, Campo Mourão
Palavras-chave: Análise rítmica, Chuva, Onda de frio, Maringá – PR,

Resumo

Os meses de Junho e Julho de 2013, climatologicamente foram marcados por elevada altura de chuva e por uma forte onda de frio, responsável por registros de temperaturas negativas nos três estados do Sul, precipitação de neve e ocorrência de geadas em várias localidades do Sul do Brasil. Na região de Maringá, as fortes chuvas fizeram os níveis dos rios subirem ao ponto de isolar cidades. O presente estudo fez a análise rítmica para os meses de junho e julho (em escala diária) e isogramas de Troll (em escala horária). Quantificou-se a participação e quantificação das massas de ar atuantes na região durante os meses de junho e julho. Para tanto foram utilizados dados meteorológicos obtidos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e analisadas Cartas Sinóticas elaboradas pela Marinha do Brasil. Como resultado, obtiveram-se histogramas que mostram os avanços das massas de ar e as alterações que os sistemas atmosféricos provocam nos estados do tempo. Os gráficos constituem-se em uma excelente ferramenta de análise e interpretação de elementos climáticos. Através deles foi possível perceber o horário em que ocorreu o ápice de temperatura negativa e os dias com maior volume de chuvas sem a necessidade de se recorrer à leitura de extensas tabelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mitchel Druz Hiera, Universidade Estadual de Maringá - UEM Faculdade de Jandaia do Sul - FAFIJAN
Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA); Licenciado em Geografia pela Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN); Especialista em Geografia: Meio Ambiente e Construção do Espaço, pela FAFIJAN; Mestre em Geografia, área de concentração Análise Ambiental, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Docente do Departamento de Geografia da FAFIJAN; Professor da disciplina de Geografia no Ensino Fundamental e Médio da Secretária Estadual de Educação (SEED).
Edvard Elias de Souza Filho, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Victor de Assunção Borsato, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus FECILCAM, Campo Mourão
Professor Adjunto no Departamento de Geografia da UNESPAR, Campos de Campo Mourão. Pesquisador em Climatologia Geográfica, sócio da ABClima.
Publicado
2014-12-08
Seção
Artigos